VISITAS TÉCNICAS
Como parte da Conferência, visitas técnicas em inglês, estão disponíveis para os participantes mediante inscrição. Os locais das visitas técnicas estão convenientemente localizados no Porto e arredores. A viagem de ida e volta do local da Conferência para os locais de visita é organizada para grupos até 50 participantes com um mínimo de 20 (cada).
1) Vila Pouca de Aguiar
Segunda-feira, 15 de maio de 2023 - 8:00 às 18:00
Preço: 70€
(IVA incluído)
O LIFE MARONESA é um projeto de Governança, Informação e Ação Climática, que visa a implementação de estratégias de adaptação às alterações climáticas através de um modelo sustentável de produção pecuária em modo extensivo.
Aborda a problemática do abandono das pastagens de montanha, em particular nas áreas baldias comunitárias, o aumento da intensidade dos fogos rurais de verão, a redução do stock de carbono sequestrado na matéria orgânica dos solos nas áreas de montanha e a redução do efetivo da raça bovina Maronesa.
Tem como principal objetivo melhorar a resiliência climática das explorações pecuárias e promover o aumento da retenção de carbono na matéria orgânica do solo.
O projeto baseia-se num modelo de demonstração de práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, que tem vindo a ser implementadas por um produtor de vanguarda, e que serão implementadas em quatro áreas de replicação, através de produtores seguidores desse modelo de exploração
As áreas de intervenção estão localizadas nos 4 concelhos mais representativos do Solar da Raça Maronesa, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Ribeira de Pena e Mondim de Basto, a região com o maior número de explorações de bovinos da raça Maronesa.
PROGRAMA:
8:00 | Partida do Porto - Centro de Congressos da Alfândega do Porto
10:15 | Receção - Ferreirinho, Telões
10:30 | Visita ao Projeto de Life Maronesa
12:45 | Almoço volante na Casa de Telões
14:30 | Saída para o Aventura Park de Ribeira de Pena
15:30 | Atividades no Aventura Park*
6:00| Regresso ao Porto
2) REN | Forest Defense Networks - Parque Serras do Porto
Segunda-feira, 15 de maio de 2023 - 15:00 às 18:00
Preço: 30 euros
(IVA incluído)
Em Portugal, a REN tem cerca de 10.000 quilómetros (cerca de 36.000 hectares) de linhas elétricas e gasodutos instalados, sendo que mais de 66% destas infraestruturas (23.000 hectares) estão em áreas florestais. Nos últimos cinco anos, a REN geriu a vegetação de mais de 44.000 hectares (7.200 hectares em 2022). Dada a relevância da empresa na defesa da Floresta, a REN tem vindo a implementar um conjunto de estratégias de gestão da vegetação que, para além de conferirem segurança às suas infraestruturas, aumentam a resiliência dos territórios com risco de incêndios florestais.
Para além de conhecer, em detalhe, a estratégia de gestão da vegetação da REN, esta visita técnica incluirá a apresentação de um sistema que monitoriza a floresta através de câmaras óticas, simulando e prevendo o comportamento do fogo (um projeto que envolve a Universidade de Coimbra e a Whereness).
Além disso, vamos analisar um plano para permitir que um território (Parque das Serras do Porto) combata incêndios florestais, com base nas instalações já presentes no local, com a participação da ForestWISE (laboratório colaborativo que promove a gestão integrada da floresta e do fogo, com base na (co)pesquisa e desenvolvimento
de atividades de pesquisa e de transferência de conhecimento e tecnologia), o Parque Serras do Porto (entidade municipal que gere a terra), a REN (gestora de infraestruturas energéticas presente na terra) e a The Navigator Company (um dos principais players mundiais na indústria de pasta e papel e um dos maiores proprietários desse tipo de florestas em Portugal).
território).
A REN irá, também, demonstrar duas máquinas pioneiras na limpeza de florestas e prevenção de incêndios - a RAPTOR 100 e a RAPTOR 300, que melhoraram as operações de silvicultura e gestão de combustíveis, e tornaram mais eficaz a defesa das florestas contra incêndios.
Sobre a REN
A REN - Redes Energéticas Nacionais é a empresa que gere as principais instalações de transporte de eletricidade e gás natural em Portugal. A REN está também a operar no negócio da distribuição de gás natural através do desenvolvimento e gestão da rede de distribuição de gás no litoral norte
região de Portugal. A REN está também envolvida no negócio das telecomunicações através da RENTELECOM, que abrange uma variedade de serviços relacionados com infra-estruturas, serviços geridos e consultoria. Em conformidade
com todos os padrões de qualidade e segurança exigidos, a REN pretende ser um dos mais eficientes operadores de sistemas de transporte de eletricidade e gás natural na Europa. A empresa detém ainda uma participação de 42,5% no capital social da Electrogas, que opera um sistema de transporte de gás natural localizado no centro do Chile,
e, em 2019, adquiriu a Transemel, uma empresa de transporte de electricidade localizada predominantemente no norte do Chile.
PROGRAMA:
15:00 | Partida para visita técnica - Centro de Congressos da Alfândega do Porto
16:00 | Boas-vindas - João Gaspar - Sustainable Networks and Easements da REN e Carlos Fonseca - CTO do ForestWISE
16:10 | Gestão da Vegetação: A Estratégia da REN - Pedro Marques
4:25 PM | Redes de Resiliência do Parque das Serras do Porto - Rui Pinto e Ana Sá - ForestWISE
16:40 | Simulador de Incêndio - José Moreira - REN e Carlos Viegas - Universidade de Coimbra
17:00 | Demonstração de máquinas de limpeza florestal e prevenção de incêndios - Raptor 100 e 300 - Tomás Marques - Bermarthor
17:30 | Encerramento
18:00 | Regresso e chegada ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto
COMO FAZER PARTE DAS VISITAS:
Se já se registou, e pretende adicionar as Visitas Técnicas ao seu registo, inicie a sessão. O link direto, para a sua conta foi previamente enviado por e-mail, após a sua inscrição.