VISITAS TÉCNICAS

Tanto para ver, tanto para sentir!

Como parte da Conferência, visitas técnicas em inglês, estão disponíveis para os participantes mediante inscrição. Os locais das visitas técnicas estão convenientemente localizados no Porto e arredores. A viagem de ida e volta do local da Conferência para os locais de visita é organizada para grupos até 50 participantes com um mínimo de 20 (cada).


1) Monte Aloia

Segunda-feira, 15 de naio de 2023 - das 9:00 às 16:30

Preço: 165 euros

O Monte Aloia é o primeiro parque natural da Galiza (1978), e foi considerado Sítio Natural de Interesse Nacional em 1935, resultado de uma grande intervenção florestal iniciada em 1910, fruto do empenho da Câmara Municipal de Tui.

A área protegida, com cerca de 750 hectares, envolve propriedades comunitárias e terrenos privados. Recebe mais de 15 mil visitas por ano. Tem uma orientação florestal (desde a sua origem) que visa essencialmente a proteção das florestas, a educação ambiental e o lazer/ turismo. Nos últimos anos, após 2017, tem havido um grande investimento na infraestruturação de redes de defesa da floresta contra incêndios, seja na execução de faixas de proteção de aglomerados, proteção de património arquitetónico e arqueológico, bem com das infraestruturas.

Ver mais

Acreditamos que estas e outras diferenças, dada a proximidade, serão muito interessantes de observar. Nas viagens a Paredes de Coura e Tui, a paisagem florestal é muito diversificada e o impacto dos incêndios também!

Programa:

09:00 | Partida do Porto

10:30 | Chegada à Paisagem Protegida do Corno do Bico

Recepção pela Câmara Municipal de Paredes de Coura

Apresentação do Laboratório Rural

Visita à Rede Primária (passeio curto de 30 minutos, ida e volta)

13:30 | Almoço

Fortaleza de Valença

15:00 | Visita ao Parque Natural Monte Aloia (Tui)

16:30 | Regresso ao Porto

1) Vila Pouca de Aguiar

Segunda-feira, 15 de maio de 2023 - 8:00 às 18:00

Preço: 70€
‍(IVA incluído)

O LIFE MARONESA é um projeto de Governança, Informação e Ação Climática, que visa a implementação de estratégias de adaptação às alterações climáticas através de um modelo sustentável de produção pecuária em modo extensivo.
Aborda a problemática do abandono das pastagens de montanha, em particular nas áreas baldias comunitárias, o aumento da intensidade dos fogos rurais de verão, a redução do stock de carbono sequestrado na matéria orgânica dos solos nas áreas de montanha e a redução do efetivo da raça bovina Maronesa.
Tem como principal objetivo melhorar a resiliência climática das explorações pecuárias e promover o aumento da retenção de carbono na matéria orgânica do solo.

Ver mais
© CM Vila Pouca de Aguiar

O projeto baseia-se num modelo de demonstração de práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, que tem vindo a ser implementadas por um produtor de vanguarda, e que serão implementadas em quatro áreas de replicação, através de produtores seguidores desse modelo de exploração

As áreas de intervenção estão localizadas nos 4 concelhos mais representativos do Solar da Raça Maronesa, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Ribeira de Pena e Mondim de Basto, a região com o maior número de explorações de bovinos da raça Maronesa.

PROGRAMA:

8:00 | Partida do Porto - Centro de Congressos da Alfândega do Porto

10:15 | Receção - Ferreirinho, Telões

10:30 | Visita ao Projeto de Life Maronesa

12:45 | Almoço volante na Casa de Telões

14:30 | Saída para o Aventura Park de Ribeira de Pena

15:30 | Atividades no Aventura Park*

6:00| Regresso ao Porto

* Nota: Se quiser reservar a atividade "Fantasticable" (Aventura Park, Ribeira de Pena), pode adquiri-la no local por 25 euros.

2) REN | Forest Defense Networks - Parque Serras do Porto

Segunda-feira, 15 de maio de 2023 - 15:00 às 18:00

Preço: 30 euros
(IVA incluído)

Em Portugal, a REN tem cerca de 10.000 quilómetros (cerca de 36.000 hectares) de linhas elétricas e gasodutos instalados, sendo que mais de 66% destas infraestruturas (23.000 hectares) estão em áreas florestais. Nos últimos cinco anos, a REN geriu a vegetação de mais de 44.000 hectares (7.200 hectares em 2022). Dada a relevância da empresa na defesa da Floresta, a REN tem vindo a implementar um conjunto de estratégias de gestão da vegetação que, para além de conferirem segurança às suas infraestruturas, aumentam a resiliência dos territórios com risco de incêndios florestais.

Ver mais
© CM Paredes

Para além de conhecer, em detalhe, a estratégia de gestão da vegetação da REN, esta visita técnica incluirá a apresentação de um sistema que monitoriza a floresta através de câmaras óticas, simulando e prevendo o comportamento do fogo (um projeto que envolve a Universidade de Coimbra e a Whereness).

Além disso, vamos analisar um plano para permitir que um território (Parque das Serras do Porto) combata incêndios florestais, com base nas instalações já presentes no local, com a participação da ForestWISE (laboratório colaborativo que promove a gestão integrada da floresta e do fogo, com base na (co)pesquisa e desenvolvimento

de atividades de pesquisa e de transferência de conhecimento e tecnologia), o Parque Serras do Porto (entidade municipal que gere a terra), a REN (gestora de infraestruturas energéticas presente na terra) e a The Navigator Company (um dos principais players mundiais na indústria de pasta e papel e um dos maiores proprietários desse tipo de florestas em Portugal).

território).

A REN irá, também, demonstrar duas máquinas pioneiras na limpeza de florestas e prevenção de incêndios - a RAPTOR 100 e a RAPTOR 300, que melhoraram as operações de silvicultura e gestão de combustíveis, e tornaram mais eficaz a defesa das florestas contra incêndios.

Ver mais


Sobre a REN

A REN - Redes Energéticas Nacionais é a empresa que gere as principais instalações de transporte de eletricidade e gás natural em Portugal. A REN está também a operar no negócio da distribuição de gás natural através do desenvolvimento e gestão da rede de distribuição de gás no litoral norte

região de Portugal. A REN está também envolvida no negócio das telecomunicações através da RENTELECOM, que abrange uma variedade de serviços relacionados com infra-estruturas, serviços geridos e consultoria. Em conformidade

com todos os padrões de qualidade e segurança exigidos, a REN pretende ser um dos mais eficientes operadores de sistemas de transporte de eletricidade e gás natural na Europa. A empresa detém ainda uma participação de 42,5% no capital social da Electrogas, que opera um sistema de transporte de gás natural localizado no centro do Chile,

e, em 2019, adquiriu a Transemel, uma empresa de transporte de electricidade localizada predominantemente no norte do Chile.

Ver mais

‍‍PROGRAMA:

15:00 | Partida para visita técnica - Centro de Congressos da Alfândega do Porto

16:00 | Boas-vindas - João Gaspar - Sustainable Networks and Easements da REN e Carlos Fonseca - CTO do ForestWISE

16:10 | Gestão da Vegetação: A Estratégia da REN - Pedro Marques

4:25 PM | Redes de Resiliência do Parque das Serras do Porto - Rui Pinto e Ana Sá - ForestWISE

16:40 | Simulador de Incêndio - José Moreira - REN e Carlos Viegas - Universidade de Coimbra

17:00 | Demonstração de máquinas de limpeza florestal e prevenção de incêndios - Raptor 100 e 300 - Tomás Marques - Bermarthor

17:30 | Encerramento

18:00 | Regresso e chegada ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto

Ver mais

‍Programa:

15h00 | Partida para visita técnica - Centro de Congressos da Alfândega do Porto

16:00 | Boas-vindas - João Gaspar - Redes Sustentáveis e Servidões da REN e Carlos Fonseca - CTO do ForestWISE

16:10 | Gestão da Vegetação: A Estratégia da REN - Pedro Marques

16:25 | Redes de Resiliência do Parque das Serras do Porto - Carlos Fonseca - ForestWISE

16:40 | Simulador de incêndios - José Moreira - REN e Carlos Viegas - Universidade de Coimbra

17:00 | Demonstração de máquinas de limpeza e prevenção de incêndios florestais - Raptor 100 e 300 - Tomás Marques - Bermarthor

17h30 | Encerramento

18:00 | Regresso e chegada ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto

COMO FAZER PARTE DAS VISITAS:

Se já se registou, e pretende adicionar as Visitas Técnicas ao seu registo, inicie a sessão. O link direto, para a sua conta foi previamente enviado por e-mail, após a sua inscrição.