PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Conheça as organizações que se juntaram ao Wildland Fire 2023 para conduzir sessões conjuntas e apoiar a conferência.

ANEPC

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) é a autoridade, em Portugal, que articula e coordena a atuação das entidades com competências em matérias de emergência e de proteção civil.

No âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, o quadro de intervenção da ANEPC é diversificado, assumindo  funções de:
[1] COORDENAÇÃO, designadamente, elaborando diretrizes operacionais, programas nacionais de proteção de aglomerados populacionais e sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco;
[2] APOIO TÉCNICO, designadamente, às autarquias na identificação de abrigos, refúgios e rotas de evacuação e na execução da rede secundária e de outras ações de gestão de combustível em territórios rurais;
[3] EXECUÇÃO, designadamente, de ações de sensibilização e divulgação, ações de fogo controlado, em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., e a pedido deste; análise do risco de incêndio rural para apoio à decisão operacional e suporte à emissão de avisos, emissão de comunicados e avisos à população e ainda a manutenção de uma força permanente em prontidão para supressão do fogo; e [4] COMANDO, designadamente, das operações de supressão e socorro de incêndios rurais, de acordo com o sistema de gestão de operações, através de despacho dos meios aéreos e dos meios terrestres que integram o dispositivo especial de combate a incêndios rurais e o subsequente emprego dos mesmos em resposta aos incêndios rurais, incluindo, em articulação com a Força Aérea, o pré-posicionamento e a vigilância aérea armada.

EFI

O European Forest Institute (EFI) é uma organização internacional estabelecida pelos Estados europeus. Possui 30 países membros e cerca de 130 organizações, de mais de 40 países diferentes, que trabalham em diversos campos de pesquisa. A organização oferece contatos e momentos de colaboração únicos na pesquisa florestal a nível europeu. O EFI fornece conhecimento relacionado à floresta, em torno de três temas interligados e interdisciplinares: bioeconomia, resiliência e governança. Com uma equipa de mais de 100 especialistas, espalhados em diversos escritórios em toda a Europa, o EFI tem uma posição única para gerar, conectar e compartilhar conhecimento na interface entre ciência e política. O instituto trabalha com decisores europeus, partes interessadas, instituições políticas e com as organizações membro, para trazer um conhecimento imparcial baseado em ciência. O EFI está rapidamente a tornar-se uma plataforma líder em ciência e política, fornecendo conhecimento relacionado à floresta para construir de um futuro sustentável: conectando o conhecimento à ação.

EMBAIXADA DA FINLÀNDIA

FUNDO AMBIENTAL

Forest Europe

A Ministerial Conference on the Protection of Forests in Europe - FOREST EUROPE, é um orgão de processo voluntário de política de alto nível pan-europeu, com 46 signatários, que trabalha desde 1990. A FOREST EUROPE junta-se à 8ª International Wildland Fire Conference, de maio de 2023, na cidade do Porto, Portugal, para realizar sessões conjuntas, e promover palestras-chave sobre um quadro internacional para o modelo de gestão do risco de incêndios florestais.

ForestWISE

CoLAB ForestWISE é uma entidade que promove a gestão integrada da floresta e do fogo, com base em atividades de (co)investigação e desenvolvimento, transferência de conhecimento e tecnologias, atuando como interface entre a indústria, a academia e a administração pública, com impactos nos setores da floresta e do fogo e na sociedade. A AGIF é um dos seus dezasseis associados. Este CoLAB é parceiro institucional da 8ª International Wildland Fire Conference 2023, coorganizando em colaboração com o Centro de Ciencia y Tecnología Forestal de Cataluña, um workshop no âmbito do projeto europeu FIRE-RES sobre soluções inovadoras para territórios resilientes ao fogo. Está também previsto um espaço dedicado ao consórcio rePLANt, cocoordenado pelo ForestWISE, para demonstração dos produtos e serviços gerados no âmbito deste projeto mobilizador.

Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea Portuguesa, criada em 1 de julho de 1952, faz parte integrante do sistema de forças nacional e tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, competindo-lhe, ainda, satisfazer as missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado e em missões de interesse público que contribuam para a segurança, bem-estar e satisfação das necessidades básicas das populações em geral.
No âmbito específico dos Fogos Rurais, em concreto na prevenção, vigilância ambiental e deteção precoce de incêndios rurais, a Força Aérea integra o dispositivo nacional de combate aos incêndios, através do emprego de meios aéreos de asa fixa (C-295 e P-3C Orion), onde se incluem os meios aéreos tripulados remotamente (Ogassa OGS 42N/VN), na recolha e disseminação de imagens em tempo quase real e com o helicóptero AW-119 Koala, na coordenação dos meios aéreos empregues na ação de combate aos incêndios rurais e na utilização segura e controlo do espaço aéreo onde os mesmos operam.
A Força Aérea na totalidade, durante o ano de 2022, efetuou 399 missões dedicadas ao apoio no combate aos incêndios, o que correspondeu a 1640 horas de voo.

IAWF

A International Association of Wildland Fire (IAWF) é uma associação profissional dedicada a unir a comunidade global de incêndios florestais. A IAWF está posicionada, de forma única, como uma organização independente, cujos membros incluem especialistas em todos os aspetos da gestão de incêndios florestais. A independência da IAWF e a amplitude da experiência global dos seus membros, permite-lhe fornecer um fórum neutro para a consideração de questões importantes, por vezes controversas, sobre incêndios florestais. A sua organização única e os seus membros permitem ao IAWF aplicar criativamente uma gama completa de conhecimentos sobre incêndios florestais, para cumprir a sua missão. A IAWF está a apoiar a 8ª International Wildland Fire Conference, de maio de 2023, na cidade do Porto, Portugal, proporcionando oportunidades de promoção e publicidade, junto dos seus diversos membros internacionais. A IAWF, também, fornecerá aconselhamento especializado sobre tópicos relevantes e oradores que apoiem os temas da conferência.

ICNF

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) é a Autoridade Nacional para a Conservação da Natureza e Autoridade Florestal Nacional, em Portugal.
Propõe e executa políticas integradas de gestão e ordenamento do território, conservação da natureza, florestas, bem-estar dos animais de companhia e gestão de fogos rurais. A área da Gestão de Fogos Rurais - GFR, obedece ao estabelecido no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais - SGIFR, tendo por base a organização e competências estatutárias do ICNF e o Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais - PNGIFR.
O ICNF coordena o eixo de intervenção "gestão de fogos rurais", e apoia a ANEPC, no eixo de intervenção "proteção contra incêndios rurais", a Guarda Nacional Republicana (GNR) nas questões de fiscalização e vigilância e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) na governação e planeamento.

Atribuições:
- Gerir os incêndios rurais, a prevenção estrutural, o apoio ao combate, a recuperação de áreas ardidas, o regime florestal e o programa de sapadores florestais;
- Promover e dinamizar os sistemas combinados de silvicultura e pastoreio, reforçando a adequada gestão de combustíveis e a criação de mosaicos agro-florestais;
- Promover o alargamento da gestão florestal qualificada e da recuperação de áreas ardidas a todos os espaços florestais em áreas públicas e comunitárias.

O ICNF tutela o Corpo de Sapadores Florestais e uma Unidade Nacional de Máquinas.

OECD

A Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) é uma organização internacional, com países de todo o mundo, que visa moldar políticas para a prosperidade e o bem-estar. A OECD está a apoiar a 8ª International Wildland Fire Conference, de maio de 2023, na cidade do Porto, Portugal, organizando uma sessão sobre incêndios florestais e boas práticas de adaptação climática. A OECD está, também, a apoiar o desenvolvimento de um quadro internacional para o modelo de governação do risco de incêndio florestal, a ser apresentado na Conferência no próximo ano.