SOBRE O PORTO
Localizado ao longo do estuário do rio Douro, o Porto é um dos centros europeus mais antigos, e o seu núcleo histórico (Ribeirinha) foi proclamado Património Mundial pela UNESCO, em 1996. A parte ocidental da sua área urbana estende-se até à costa do Oceano Atlântico. A sua origem, data de muitos séculos atrás, quando era uma cidade estratégica do Império Romano. A sua denominação celta-latina combinada - Portus Cale - foi referida como a origem do nome "Portugal", com base na transliteração e evolução oral a partir do latim.
Em português, o nome da cidade é escrito com um artigo definido ("o Porto"; inglês: The port). Consequentemente, para o inglês, o nome evoluiu de uma má interpretação da pronúncia oral, sendo referido como Oporto na literatura moderna e por muitos oradores. O famoso Vinho do Porto é um dos mais significativos produtos de exportação de Portugal. O vinho leva o nome da cidade, uma vez que, esta área metropolitana é responsável pelo acondicionamento, transporte e exportação destes vinhos fortificados.
Em 2012 e 2014, o Porto foi distinguido com o prestigioso título de Best European Destination, sendo mais tarde novamente galardoado, em 2017, tendo competido com outras grandes cidades, tais como Londres, Roma, e Berlim.
A cidade foi, também, destacada pela Lonely Planet como one of the top 10 best value cities em 2017, e no início de 2015, foi, também, eleita pelos leitores do USA Today como a Best Under-the-radar Romantic Destination.
Na mais recente edição dos World Travel Awards, a cidade foi eleita a principal World's Leading City Break Destination 2020.
Para mais informações: