PROGRAMA CULTURAL
Tendo como ponto de partida as narrativas da Antiguidade, que ao longo dos séculos têm inspirado artistas de todas as áreas, este programa propõe apresentar uma visão contemporânea sobre as temáticas relacionadas com o fogo, enquanto elemento mediador entre o homem e o universo. Pretende, também, transformar as atuais narrativas sobre o fogo, enquanto elemento puramente destruidor, e alargar esta urgente discussão às Artes e Humanidades, de forma a mobilizar os diversos públicos para a missão comum da prevenção dos incêndios e a sustentável gestão do fogo.
VÍDEO
AND BENEATH IT ALL FLOWS LIQUID FIRE – JULIAN CHARRIÈRE [2019]
16 a 19 maio 9:00 às 19:00
Salão Nobre, Alfândega do Porto
Projeção vídeo, onde se discute a omnipresença do fogo e a sua absurda coexistência com elementos opostos - como a água ou o gelo. Neste trabalho, o artista inverte a iconografia tradicional da fonte enquanto nascente de vida, apresentando-a como uma fonte em chamas, demonstrando o paradoxo da sua existência.
INSTALAÇÃO
FOGO & DA TERRA ACESA - RITA CASTRO NEVES E DANIEL MOREIRA [2019]
16 a 18 de maio 9:00 às 19:00
19 de maio 9:00 às 15:00
Salão Nobre, Alfândega do Porto
Da Terra Acesa apresenta uma paisagem e o seu avesso, para pensar a destruição do território e o comportamento humano, reacendendo feridas antigas. O Fogo constrói‐se, a partir de uma animação onde dois paus‐lenha carbonizados são comandados por duas mãos numa coreografia gestual, que pretende compreender os incêndios de um enigmático alfabeto visual.
APRESENTAÇÃO LIVRO
FIRE SCIENCE: FROM CHEMISTRY TO LANDSCAPE MANAGEMENT
17 de Maio 14:30
Sala D. Maria, Alfândega do Porto
Apresentação da obra da autoria de Francisco Castro Rego (UL), Penelope Morgan (UO), Paulo Fernandes (UTMAD) e Chad Hofman (CSU), pelo Professor Francisco Castro Rego.
LANÇAMENTO DE LIVRO E CONVERSA
CONVERSAS À VOLTA DO FOGO
18 de Maio 18:00
Sala Infante, Alfândega do Porto
No âmbito do lançamento da edição portuguesa de O Piroceno (Ziguarte Livros), apresentamos uma conversa com o autor Stephen Pyne, Viriato Soromenho Marques e Carlos Vaz Marques, onde se discutirá a evolução da relação do homem com o fogo, na perspetiva da história e da filosofia, com o intuito de alargar o debate às humanidades e ajudar a transformar as atuais narrativas sobre o fogo como elemento puramente destruidor.
OUTROS EVENTOS CULTURAIS NO PORTO
Com o intuito de sensibilizar as diversas comunidades da área metropolitana do Porto, para as temáticas relacionadas com a prevenção dos incêndios, a AGIF e a Fundação de Serralves apresentam diversas atividades dedicadas ao público mais jovem e famílias.
EXPOSIÇÃO
FOGO FRIO: PREVENIR O INCÊNDIO UTILIZANDO O FOGO
Até 31 de maio
Segunda a sexta-feira: 10:00 às 19:00 Sábados, domingos e feriados: 10:00 às 20:00
Parque de Serralves - Sala Panorâmica
Exposição comissariada por Conceição Colaço, que visa colocar a ciência ao serviço da prevenção de incêndios. No contexto das alterações climáticas, demonstra a influência da vegetação e da meteorologia no comportamento do fogo, e como a correta aplicação das regras de segurança nas queimadas de Inverno pode ser benéfica para reduzir a intensidade dos fogos rurais no Verão.
Ver mais
DANÇA
INCANDESCENTE
17 de maio 9:30
Auditório, Fundação de Serralves
Apresentada pela Esquiva Companhia de Dança, esta performance de dança-teatro narra a história do fogo, a sua importância e relação com a floresta com o intuito de discutir a relevância do conhecimento do fogo e o seu papel na história humana.
Ver mais